domingo, 5 de julho de 2009

Filipinas: comidas e curiosidades

Magandang hapon,
(boa tarde em Tagalog)

Quero continuar a mostrar para vocês algumas coisas que são diferentes aqui nas Filipinas, comparado ao Brasil. Espero que vocês gostem.

Já falei um pouco sobre comida, mas como esse é um assunto que merece várias postagens, me permitam contar um pouco mais sobre isso agora.

Acho que nunca tive uma alimentação tão saudável em toda a minha vida. Comida extremamente leve, sem frituras, baseada em peixe, vegetais e frutas.
E o melhor de tudo que não é caro.

Para vocês terem uma idéia, 1 Peso Philipino (PHP), atualmente se equivale a 0,02 centavos de Dólar ou 0,04 centavos de Real.

Ou seja:

USD 1 = PHP 48
BRL 1 = PHP 24

(considerando USD 1 = BRL 2)

Por exemplo, o McDonalds. Eu não gosto, mas como ele é uma cadeia mundial, servirá como um bom parâmetro de compração para a gente.
Aqui você compra um Big Mac + refrigerante + fritas por USD 3.5 (BRL 7). Pela minha última consulta, o mesmo iria custar pelo menos o dobro no Brasil.

Mas desprezando-se o McDonalds e o a sua cópia oriental Jollibee (eca), existem também muitas cadeias de restaurantes japoneses e chineses aqui, que servem as típicas comidas deles (yakishoba, sushi, arroz, udom, ...), e na média você vai gastar em torno de USD 4 por refeicão.

É lógico que você pode optar por restaurantes mais sofisticados. Tem vários aqui muito bons. O que você vai gastar será em torno de USD 10 por pessoa, ou BRL 20.
Detalhe: lembrem-se que estamos em uma grande capital, então a comparação mais justa seria com a cidade de SP, e não com Bauru.

Existem lugares onde você encontra carne de vaca também, mas não são muitos, e as carnes que eu experimentei não chegam nem perto das nossas. O mais comum aqui é peixe, frango e porco.

Vale ressaltar também que, por minha opção, eu não estou tomando café nem leite aqui (eles tem ambos), e estou me sentindo tão bem sem eles, que 6a feira passada eu fui tomar um café com leite a tarde, depois do trabalho, e aquilo pesou tanto em mim, e me causou tanto desconforto que eu nem jantei. É como se meu corpo tivesse se acostumado a ficar sem eles.

Cada vez mais chegamos a conclusão que o leite na fase adulta não faz sentido nenhum mesmo. Nenhum animal na natureza faz isso, e nós temos outras fontes de cálcio na alimentação.
E quem diz isso não sou eu não, são os estudos e cientistas.

Bom, e para encerrar o assunto, eu queria dizer que aqui é comum tomar ou suco ou chá gelado durantes as refeições (eles tem refrigerante também, é claro). Eu tenho tomado chá gelado e tenho gostado bastante.


Aqui estou eu jantando no hotel.

Esse eu achei que merecia foto. Um "Baconzitos" de peixe.

Aqui um doce típico. "Doce de batata-doce roxa", também cohecido como "Pasalurong".

Já que eu falei de dinheiro, achei legal mostrar para vocês as cédulas Filipinas. As da foto são as de: PHP 1.000; PHP 500; PHP 100 e PHP 20.

...e consequentemente, já que eu falei de dinheiro, lembrei de germes. Aqui ainda não tem nenhum surto grave de gripe suína, mas eu vejo algumas pessoas na rua usando máscaras. Além disso, me chamou a atenção que lá no escritório os meninos não utilizam agua a sabão para lavar as mãos. Em vez disso, eles compram esse vidrinho de alcool 40% nas farmacias e supermercados para higienizar a mão. Talvez até seja melhor mesmo, mas eu ainda não me acostumei.
Para falar a verdade, nada melhor a sensação de você esfregar as mãos com o sabonete e ver o caldinho marrom saindo da mão enquanto você as enxágua. :-)

Acho que é só. Voltarei dentro de alguns dias. Aguardem!

Veja também: minha visita a um dos vulcão das Filipinas, o Monte Pinatubo.

3 comentários:

  1. Morei com alguns filipinos a bordo de um navio da Costa Cruzeiros e lá era uma verdadeira guerra entre filipinos e brasileiros. O curioso de tudo é que eles olham para as mulheres Brasileiras, como se fossemos uma comida e que eles estivessem com muitaaaaa fome. Isso me dava muito nojo! É verdade que eles não são de tomar banho? Pois lá no navio passavam 2, 3 dias sem tomar banho.

    ResponderExcluir